BOLSAS DE ESTUDOS NO JAPÃO – oferecidas pelo Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro e pela UERJ

Venha conhecer os programas de bolsas de estudos no Japão oferecidos pelo governo japonês através do Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro e também da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) com as universidades japonesas conveniadas.

Os nossos convidados são:

(1) Vice-Cônsul Keiko Kikuchi – do Setor Cultural do Consulado do Japão no Rio de Janeiro, que pronunciará as palavras iniciais na abertura do nosso evento.

(2) Gabriela Yussa – Assessora Cultural do Setor de Bolsa de Estudos do Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro, que apresentará sobre bolsas de estudos oferecidas pelo Governo Japonês através do Ministério da Educação, Cultura, Esporte, Ciência e Tecnologia (MEXT).

(3) Leonardo Brescia de Sousa Henriques – Coordenador do Global Japan Office, escritório da Universidade de Estudos Estrangeiros de Tóquio na UERJ que discorrerá sobre os convênios da UERJ com as universidades japonesas e os tipos de bolsas de estudos vigentes.

Convidamos também os ex-intercambistas que foram contemplados com essas bolsas de estudos para contar suas experiências no Japão:

(4) Rafaela Líbano Soares – fez Desenho Industrial na PUC-Rio, estudou na Universidade de Tóquio de 2016 até 2018, com bolsa MEXT, via Consulado, onde cursou Design e prototipagem e pesquisou sobre o desenvolvimento de próteses ortopédicas com tecnologia 3D. Atualmente trabalha com Design de produto e acessibilidade digital.

(5) Maria Ester Reis Martins – é bacharel em Letras – Português-Japonês na UERJ. Em 2017-2018, fez intercâmbio na Universidade de Kumamoto como bolsista MEXT de Nikkensei (Estudante de Língua e Cultura Japonesa) via Consulado. É bolsista de Iniciação à Docência na UERJ, do projeto ‘Núcleo de elaboração de materiais para o ensino de Língua e Cultura Japonesas no Brasil’, coordenado pela Profa. Elisa Massae Sasaki. Desde o início de 2019 leciona Língua Japonesa no Instituto Cultural Brasil-Japão do Rio de Janeiro e recentemente foi contemplada com bolsa MEXT de Research Student, pelo convênio da UERJ com a Universidade de Estudos Estrangeiros de Tóquio (TUFS).

(6) Pedro Passos Couteiro – é ex-aluno de Engenharia Química da UERJ, de 2009 a 2012. Em 2013 foi contemplado com bolsa MEXT de Graduação (Humanas A) via Consulado e foi para Universidade de Estudos Estrangeiros de Tóquio (TUFS) onde fez curso preparatório de Japonês. De 2014 a 2018 fez Relações Internacionais na Universidade de Tsukuba. Desde abril de 2018 trabalha como profissional de logística na empresa Suzuyo & Co. no Japão.

(7) Guilherme Kenjy Chihaya da Silva – foi um dos primeiros intercambistas da UERJ que foi ao Japão. Ele se formou em Comunicação Social na UERJ em 2002 e fez intercâmbio na Universidade de Waseda em 2003 por meio do convênio com a UERJ. Em 2006, ele foi ao Japão com a bolsa MEXT via Consulado, para fazer Mestrado em Relações Internacionais pela Universidade de Waseda e Doutorado em Sociologia pela Universidade de Tohoku no Japão, onde pesquisou sobre a desigualdade social na China e o casamento entre pessoas de diferentes classes sociais. Desde 2012, Guilherme está como pesquisador no Departamento de Geografia da Universidade de Umeå, na Suécia, onde estuda sobre a integração de imigrantes.

A mediação será feita pela Profa. Dra. Elisa Massae Sasaki, Professora Adjunta do Setor de Japonês do Instituto de Letras da UERJ, onde leciona Cultura, História e Sociedade Japonesa e coordena o projeto de extensão Descobrindo a Cultura Japonesa.

O evento online será no dia 27 de abril de 2021, terça-feira, às 15h30, horário de Brasília.

Faça a sua inscrição neste formulário:https://forms.gle/fQ61gALt2fkTrpWi7 (Envie até o dia 25 de abril de 2021).

Você receberá o link do evento no dia anterior, por e-mail.

Caso queira receber certificado de participação, solicite-o ao preencher a inscrição.

Público alvo: universitários do RJ, MG e ES.

Organização: Setor de Japonês do Instituto de Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro; e Global Japan Office da Universidade de Estudos Estrangeiros de Tóquio (GJO-TUFS)