Asociación Latinoamericana de Estudios de Asia y África

Chineses no Brasil: entre projetos e vivências (Séc. XIX – XX)

A CEASIA-UFPE, juntamente com o Grupo de Estudos sobre História da Ásia (GESHA-UFPE) e a Revista Leste estão organizando o primeiro ciclo de palestras «Chineses no Brasil e Brasileiros na China: trajetórias em movimento».

O evento ocorre nos dias 12 e 13 de agosto, como prévia da celebração do dia Nacional da Imigração Chinesa, no próximo dia 15.

As apresentações estão organizadas e divididas em três mesas temáticas, que contarão com a participação de acadêmicos, nacionais e estrangeiros, de diversas áreas e disciplinas.

A proposta do Ciclo é apresentar e discutir a longa trajetória de intercâmbios humanos e culturais entre o Brasil e a China. Tratando de diversos aspectos dessas relações e das vivências dos sujeitos envolvidos nesses processos, a partir de uma abordagem crítica e plural, o evento busca promover uma reflexão mais aprofundada de acontecimentos passados e presentes que marcaram histórias e trajetórias, individuais e coletivas, em ambos os lados do globo.

Sobre os palestrantes:

André Bueno é professor adjunto na Universidade do Estado do Rio de Janeiro-UERJ e pesquisador da Fundação Biblioteca Nacional (2018-2019). É coordenador do Projeto Orientalismo, para difusão de fontes e materiais sobre história e cultura da China e Índia antigas, foi membro da Associação Europeia de Estudos Chineses e da Associação Europeia de Filosofia Chinesa, e atualmente integra a Rede Iberoamericana de Sinologia, a Rede Brasileira de Estudos Chineses e a Associação Latino Americana de Estudos Afro-asiáticos, ALADAA.

Daniel Veras é Doutor em Ciências Sociais, Mestre em Comunicação e Semiótica e Bacharel em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Além de Pesquisador Doutor do Núcleo de Estudos Brasil-China da FGV Direito Rio, faz parte do corpo docente do Curso de Verão de História da Ásia Moderna, Sociologia e Filosofia promovido pela China University Summer Schools Association (CUSSA) com universidades dos EUA. Foi, ainda, pesquisador da Prefeitura de Santo André-SP e professor de Estudos Brasileiros na Hubei University, China, onde estabeleceu intercâmbios culturais e educacionais entre Brasil e China por meio de uma parceria entre o Instituto Confúcio e a Universidade Estadual Paulista (UNESP).

Contenido

Recibe las noticias de ALADAA en tu correo